O cenário eleitoral ao governo do Estado tem 12 pré-candidatos anunciados, entretanto esse não deve ser o panorama definitivo, já que as alianças e a definição dos vices ainda estão em debate. Por enquanto, só o representante do Progressistas, o senador Luis Carlos Heinze, já está com a chapa completa: a pré-candidata a vice é a vereadora Tanise Sabino (PTB), e à senadora, a vereadora Comandante Nádia (Progressistas), ambas do Legislativo da Capital.
Além disso, há outras situações pendentes e que irão influenciar na disputa eleitoral. O futuro do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) é uma delas. Hoje, o pré-candidato tucano é o governador Ranolfo Vieira. Mas, em breve, a direção estadual do PSDB deve confirmar Leite como nome do partido ao Piratini. É claro que o ingresso do ex-governador na disputa, sem dúvida, altera o cenário consideravelmente. Ainda há a possibilidade de o deputado estadual Gabriel Souza, hoje pré-candidato do MDB, juntar-se a Leite como vice, pelo menos o PSDB trabalha, nos bastidores, para isso.
Brasil criou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril
Também há indefinição na esquerda. Hoje, são três nomes anunciados ao Piratini: deputado estadual Edegar Pretto (PT), o ex-deputado Beto Albuquerque (PSB) e o vereador Pedro Ruas (PSol). Em sua passagem pelo Estado, semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato a presidente pelo PT, fez um apelo pela união da esquerda gaúcha, mas como Edegar nem Beto parecem estar dispostos a abrir mão da disputa, pelo menos dois pré-candidatos desse campo ideológico devem concorrer. Beto, aliás, negocia uma aliança com o PDT para dar palanque no Estado ao presidenciável Ciro Gomes. Se confirmado o apoio, Vieira da Cunha, pré-candidato trabalhista ao Piratini, deve sair de cena ou sair de vice de Beto.
Já da extrema direita, parece certo que serão dois nomes disputando os votos: além de Heinze, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que darão palanque ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Como as convenções, vão de 20 de julho a 5 de agosto, quando são confirmadas as candidaturas, ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte.
Região Central recebe mais de R$ 13 milhões em recursos de leilão do pré-sal
Nomes da disputa
Confira os pré-candidatos anunciados até o momento pelo Palácio Piratini. Eles estão em ordem alfabética:
Beto Albuquerque (PSB)Edegar Pretto (PT)Gabriel Souza (MDB)Luis Carlos Heinze (Progressistas)Marco Della Nina (Patriota)Onyx Lorenzoni (PL)Pedro Ruas (PSol)Ranolfo Vieira Júnior (PSDB)Rejane de Oliveira (PSTU)Ricardo Jobim (Novo)Roberto Argenta (PSC)Vieira da Cunha (PDT)
Leia todos os Colunistas